domingo, 15 de abril de 2018

Jogo do Caracol com dados

Jogo trabalhando as famílias da letra "B" e as vogais e os números.

Desenhei (com giz) no chão da sala, um caracol (como mostra a foto acima). Peguei dois dados: um com as famílias silábicas da letra "B" ( ba, be, bi, bo, bu, bão; o outro dado numerado de 1 a 5 e uma carinha (o mico). Dividi a turma em dois grupos: um grupo das meninas (equipe laranja) e um grupo dos meninos ( equipe verde).

Para decidir quem começava o jogo, foi escolhido um representante de cada equipe para disputar no dado, quem tirasse o número maior no dado, dava início a partida.

Chamei uma dupla de cada vez para participar...cada um jogava um dado, um escolhia um número o outro, uma sílaba. Cada sílaba sorteada teria que ser lida pelas crianças...se conseguisse ler (se acertasse), poderia avanças o número de casas escolhidas no dado dos números seria o número de casas que a equipe poderia avanças (na trilha do caracol). Se errasse, não poderia avançar.

Se a dupla participante, jogasse os dados e caísse na carinha, os mesmo teria que "pagar uma prende" (mico)...Ex. Imitar um patinho...depois lia a sílaba sorteada (identificando as letras e depois diser a sílaba completa), depois de acertar, poderia avançar somente uma casa.

Para ser o ganhador, teria que chegar ao centro do caracol, e/ou marcar mais pontos (acertos) na tabela.



No final, as duas equipes saíram vencedoras, pois a equipe das meninas (laranja), chegou primeiro ao centro do caracol, enquanto a equipe dos meninos (verde), marcaram mais pontos no quadro de acertos!

Foi uma atividade muito proveitosa, no começo eles mostraram bastante dificuldades em identificarem as sílabas, mas no final, vi que já estavam conseguindo reconhecer direitinho!

Realizei esta atividade, com os meus alunos do Infantil 5 - Educação Infantil.


Realização: Professora Toinha Vieira.
Instituição de Ensino: Creche São Francisco de Assis.



BAIXE ARQUIVO EM PDF











OBRIGADA PELA VISITA!!!
SEJA UM(A) SEGUIDOR(A) DO NOSSO BLOG.

UM GRANDE ABRAÇO!!!







Um comentário:

  LEITURA DO TEXTO NA CASA MAL ASSOMBRADA, TEM MORCEGOS, SIM SENHOR. TEM FANTASMA DE ARREPIAR, ESSA CASA É UM TERROR. TEM LOBISOMEM, TEM VAM...

Mais postagens