domingo, 16 de julho de 2017

ALGUMAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM JUNHO - 2017



Núcleo Gestor -  Jorge Luiz Martins de Paula e Antonia Vieira de Sousa (Toinha Vieira) - Escola de Ensino Fundamental Mariano Rodrigues da Costa.


ALUNOS VENCEDORES DO CONCURSO DE REDAÇÃO



"Semana do Meio Ambiente com a premiação do Concurso de Redação com o tema "Por Amor ao Rio Curtume". A prefeitura de Novas Russas nas Pessoas do Prefeito Rafael Pedrosa e do Vice Júnior Mano através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico com titular da pasta Sebastião Mano, acreditam na proposta de educação ambiental. Por isso com apoio da secretaria de educação promoveram uma linda semana de ações ambientais, culminando com este momento sublime, onde reuniram representações de todas as escolas municipais de 6º ao 9º ano na Escola Zilmar Mendes. Muitos foram os participantes do concurso e ontem (14/06/2017), foram homenageados os 10 melhores textos.  Agradecemos os amigos e parceiros que patrocinaram os prêmios e parabenizamos a toda comunidade escolar que busca o Desenvolvimento sustentável da nossa cidade."
(SEMADE)



O Concurso de Redação promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Nova Russas - Ce.

Teve como tema: “Por amor ao Rio Curtume.”

Participaram desse concurso, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais. 

Sendo oferecidos aos vencedores vários prêmios e medalhas para as dez melhores redações.


A Escola Mariano Rodrigues da Costa teve três de seus alunos premiados: 

- 3° lugar - Francisco Jonas Rodrigues do 7° ano;
- 6º lugar - Gabrielly Marques do 6° ano;
- 7º lugar - Rafael Rodrigues de Sousa do 6° ano. 

Parabenizamos as professoras de Língua Portuguesa: Michelly Lima e Rosimary Alves pela brilhante atuação e empenho, e aos nossos alunos premiados e finalistas do concurso!!!

Parabenizamos a Secretaria de Meio Ambiente pela bela iniciativa e a Secretaria de Educação!!! 

Parabéns a todos os envolvidos!!! 






PROJETO JUNINO - CANTE LÁ, QUE EU CANTO CÁ


Durante todo o mês de Junho trabalhamos o projeto: Cante lá, que eu canto cá. 

O mesmo estava embasado nas obras de Patativa do Assaré, poeta, repentista e cordelista. Um cearense que fez história, graças ao seu dom...

Na execução do referido projeto, os professores realizaram várias atividades com os alunos do Ensino Fundamental I e II, como: 

- Biografia de Antônio Gonçalves da Silva - (Patativa do Assaré); vídeos que retratava a vida e a infância de Patativa do Assaré; as principais obras desse autor cearense;

- Músicas: o forró, chote, forró pé de serra, ... dentre outras modalidades do forró. Algumas músicas de Luíz Gonzaga como: A triste partida, A morte do vaqueiro, Xote das meninas, O meu pé de serra e a música da Clara Nunes: Mangaio;

- Leitura, interpretação, compreensão e produção de textos. Leitura e produção de Cordéis, conheceram e produziram de Xilogravuras;

- Conhecendo o que é festa junina: músicas tradicionais, costumes, comidas típicas, a cultura cearense na festa junina, os santos juninos, crendices, tradições, simpatias juninas, os símbolos juninos como o fazer da fogueira, soltar balões, as roupas estampadas, os grupos de dança,... dentre outas;

- A contribuição das Festas juninas para a economia local e regional;

Ornamentação das salas de aula, corredores e pátio da escola;

- Concurso de Redação para os alunos do 4º e 5º ano e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.



Exposição de trabalhos produzidos pelos alunos: 

produção de textos, cordéis, xilogravuras, a fogueira com o tema gerador e a leitura de palavras e nomes de coisa que tem na festa junina, biografias, receitas de bebidas típicas (como o Alua), receitas de comidas típicas, pesquisas de preços dos produtos usados na receita (os alunos do 3º ano fizeram a pesquisa dos preços no mercadinho mais próximo), textos fatiados de músicas (como A triste partida) para ler e montar. Desenhos, pinturas, ... dentre outros. 




Os próprios alunos colocaram a "mão na massa" e fizeram bolo tapioca, farofa de cuscuz com carne assada, ... além de trabalharem em sala de aula o gênero Receita, também partiram para a prática e a observação das reações físicas e químicas na preparação de alguns alimentos! (Ciências professor Micias)


Alunos do 6º e 7º ano prepararam um Aloá de pão - Um trabalho de observação que durou 4 (quatro) dias! Eles observaram a REAÇÃO QUÍMICA durante a preparação da bebida. O mesmo sofre um processo de fermentação. 



Observação!!! Tenha cuidado com o Aluá, o mesmo deve ser armazenado de forma correta... 

Logo depois da nossa Quermesse, foram guardadas algumas coisa das barracas, na casa de um dos nossos professores. 

No dia seguinte os vizinhos escutaram um estouro, que mais parecia uma "bomba"..., Adivinha? Isso mesmo! O Aluá! 

Acho que devido o armazenamento inadequado e o calor, deve ter fermentado ainda mais e estourou a garrafa pet que ocupava! kkk 

Com isso, transbordando e sujando a casa do nosso nobre colega. O cheiro de azedo era percebido a metros de distância! Rsrs

Que coisa, não?  Rsrs



Culminância do projeto junino: Cante lá, que eu canto cá. 

(QUERMESSE)

Nossa Quermesse foi um sucesso, tivemos música ao vivo (forró local), exposição dos trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do projeto, barracas de comidas e bebidas típicas, danças, declamação de poemas, apresentações das quadrilhas locais: Flor do Sertão e Luar Do Sertão Cearense. 



Durante a Quermesse, foram expostos alguns painéis com os trabalhos produzidos pelos alunos no decorrer do projeto junino: textos, cordéis, xilogravuras, desenhos, pinturas,... dentre outras.


Tivemos barracas de comidas típicas, exposições de painéis dos santos juninos: Santo Antonio, São João e São pedro; a barraca do Aluá (onde os visitantes puderam provar desta bebida típica e tradicional da nossa região), painéis e molduras de tirar fotos e muito mais!



No evento contamos com a presença do Secretário de Educação Anderson Pedrosa, Ana Cartota, Vereador Denilson, Secretário de Esporte Hideraldo Martins, Secretária de Ação Social Erika Pedrosa, Fatima Mano e Katia Santos.




Entrega de certificados e medalhas de honra ao mérito aos alunos vencedores do nosso Concurso de Redação (referente ao projeto junino):

- Francisco Diego de Sousa Melo - (4º ano)
- Francisco Antonio Mota Lima - (5º ano)
- Dulce Maria Rodrigues de Sousa - ¨(6º ano)
- Francisco Jonas Rodrigues da Silva - (7º ano)
- Karine Silva dos Santos - (8º ano)
- Pedro Soares Farias Neto - (9º ano)

Parabéns as professoras Michelly e Rosy que acompanharam e orientaram os alunos nesta etapa do projeto, e aos vencedores!!!


Barracas com comidas e bebidas típicas.



Apresentações e Danças: 

Alunos do 2º ano - dançaram a música: A morte do vaqueiro de Luiz Gonzaga;

Alunos do 3º ano - Declamaram do Cordel - A seca e o Inverno de Patativa do Assaré;

Alunos do 4º ano - dançaram a música: Meu pé de serra do Luiz Gonzaga;

Aluna do 5º ano - leu um resumo da Biografia de Patativa do Assaré;

Alunos do 6º - Leram uma poema (em coro) produzido por eles; 

Alguns alunos do 7º , 8º e 9º - dançaram a música: Feira do mangaio de Clara Nunes;

Algumas alunos do 8º e 9º ano - dançaram a música: Xote das meninas de Luiz Gonzaga.


 Encerramos com as apresentações das quadrilhas locais:
Flor do Sertão e Luar do Sertão Cearense.


Foi sucesso total!!! 



AGRADECEMOS 

 Aos professores: Hilda, Luana, Flávia, Adalice, Raquel, Micias, Ivanilço, Rafaela, Nazareno, Michelly, Rosy, Jefferson, Jorge Luis, Denise, Emanuel, Fátima e Manuel;

 Aos funcionários: Evaldina, Dona Maria, Francisca Maria, Francisca, Rodrigo, Rafael, Eliane, Antonieta, Dona Antonia, Francisco e Vitor.

 Aos alunos, aos nossos colaboradores: Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal de Nova Russas, Vereador Denilson e comunidade de Canindezinho! 


Gratos pela colaboração de todos!




 Jorge Luis Martins de Paula e Antonia Vieira de Sousa

Núcleo Gestor




;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;




Quadrilha Luar do Sertão Cearense 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Vídeo Quadrilha Luar do Sertão Cearense



;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;



Nenhum comentário:

Postar um comentário