Será que seus pais, avós e tios brincavam das mesmas coisas que você
quando eram criança?
Uma maneira de descobrir é fazendo uma entrevista com eles.
PLANEJAMENTO
E CRIAÇÃO
Prepare o roteiro da entrevista. Escreva numa folha de papel as
perguntas que podem ser feitas ao entrevistado para saber:
· - O nome da brincadeira;
· - Onde e com quem brincavam;
· - Que material era utilizado na brincadeira, ou para
construir o brinquedo;
· - Quantas pessoas participavam;
· - Qual era o objetivo da brincadeira.
Pedir que
as crianças levem para casa a folha com as perguntas. Antes de iniciar a
entrevista, explicar para o entrevistado o motivo do trabalho.
Os alunos
devem registrar as respostas, do jeito que eles souberem.
Essas
anotações poderão ajudá-los a lembrar das respostas quando for contá-las para a
classe.
APRESENTAÇÃO
ORAL DAS BRINCADEIRAS
A professora deve orientar as crianças de que na hora das
apresentações elas devem:
·
- - Falar em voz alta ao se apresentarem para que
todos possam ouvi-lo;
· - Prestar muita atenção às apresentações dos
colegas e fazer anotações sobre as brincadeiras;
· - Respeitar os colegas.
Na
hora de apresentar as brincadeiras, os alunos podem consultar as respostas
escritas ou falar de memória.
Depois
das apresentações, a professora deve organizar a turma em pequenos grupos.
Cada
grupo vai escolher uma das brincadeiras apresentadas que gostaria de realizar
na escola e escrever um texto com os detalhes da brincadeira escolhida,
explicando como se brinca.
REVISÃO
E REESCRITA
A professora deve pedir que as crianças releiam o texto
produzido por eles, sempre verificando se:
· - Iniciaram as frases com letra maiúscula;
· - Escreveram nomes próprios com letra inicial
maiúscula;
· - Empregaram corretamente a letra R nas
palavras;
· - Acentuaram as palavras;
· - Pontuaram as frases.
A
professora deve ler os textos e fazer correções e comentários a fim de
melhorá-los.
Depois
das correções necessárias, pedir que os alunos passem a limpo em uma folha de
papel e façam desenhos.
APRESENTAÇÃO
PRÁTICA DAS BRINCADEIRAS
Em uma data combinada, todas as brincadeiras escolhidas
pelos grupos serão realizadas na escola. Cada grupo vai ensinar aos colegas
como se brinca.
PUBLICAÇÃO
As produções podem compor um livro de brincadeiras para
ser doado à biblioteca da escola.
MAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
TEXTOS
Postado por Toinha Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário